Kamala Harris reconheceu a derrota para Trump, prometeu colaborar na transição e pediu união. Trump garantiu 295 colégios eleitorais e 50,8% dos votos.
A derrota dos democratas nas eleições de 2024 foi tão expressiva que Kamala Harris foi dormir mais cedo na noite da apuração. Em um discurso emocionado na Howard University, reconheceu a vitória de Trump e prometeu colaborar na transição de poder. Harris agradeceu apoiadores e equipe, pediu união e resiliência, e destacou a importância de aceitar os resultados democráticos. Trump garantiu 295 colégios eleitorais contra 226 de Harris, obtendo 50,8% dos votos populares, marcando uma vitória absoluta.
Kamala Harris sobe sozinha ao palco na Haward University, em Whashington. | Foto: Divulgação.
Em um discurso emocionado na Howard University, em Washington, a candidata democrata Kamala Harris reconheceu sua derrota nas eleições presidenciais de 2024 para Donald Trump. Visivelmente abatida, Harris parabenizou Trump por sua vitória e comprometeu-se a colaborar na transferência pacífica de poder.
Ao falar para uma multidão de jovens, muitos deles emocionados, Harris enfatizou a importância de aceitar os resultados eleitorais, destacando que honrar a democracia é o que diferencia este sistema de uma monarquia ou tirania. “Devemos lealdade à constituição dos Estados Unidos e à nossa consciência”, declarou Harris.
Apoiadores de Kamala Harris choram durante discurso da vice-presidente em 6 de novembro de 2024, após derrota para Donald Trump. | Foto: Brendan Smialowski / AFP.
Kamala Harris foi dormir mais cedo
Em um memorando, enviado pela gerente de campanha de Harris, Jen O’Malley Dillon, no finzinho da noite de terça-feira (5), observou: “Embora continuemos a ver dados chegando dos estados do Sun Belt, sabíamos o tempo todo que nosso caminho mais claro para 270 votos eleitorais passa pelos estados do Blue Wall. E nos sentimos bem com o que estamos vendo. […] terminem o que temos pela frente esta noite, durmam um pouco e se preparem para fechar com força amanhã“, disse Dillon.
A campanha disse que Harris discursaria apenas na manhã de quarta-feira. Trump declarou vitória em seu próprio comício em West Palm Beach, pouco depois das 2h30, hora local, da quarta-feira (6). “Ainda temos votos para contar. Ainda temos estados que ainda não foram chamados. Continuaremos a lutar durante a noite para garantir que cada voto seja contado, que cada voz tenha falado”, disse Cedric Richmond, copresidente da campanha de Harris. “Então vocês não ouvirão da vice-presidente esta noite, mas ouvirão dela amanhã.” Richmond disse que Harris retornaria a Howard na quarta-feira “não apenas para falar com seus apoiadores, mas para falar com a nação”. A notícia do memorando chegou quando os apoiadores da festa eleitoral de Harris começaram a sair discretamente do pátio da Universidade Howard, pouco antes da meia-noite.
Kamala Harris, simplesmente abandonou a apuração dos votos, diante da eminente e provável derrota que já se anunciava. Os dados que chegavam eram absolutamente devastadores para os democratas – Harris foi dormir mais cedo!
Harris só voltou a público no meio da tarde de quarta-feira
Harris só apareceu em público somente no meio da tarde de quarta-feira (6), foram horas de silencio deixando seus apoiadores em desespero. O espirito de derrota era sentido no ar, e seus apoiadores choravam.
Durante seu discurso, Harris agradeceu ao marido, Douglas Emhoff, ao presidente Joe Biden, ao vice-candidato Tim Walz, à sua equipe de campanha e a todos os envolvidos na organização das eleições americanas. Ela também reconheceu a tristeza de seus apoiadores, mas motivo-os a continuar lutando pelo futuro do país.
Harris adotou um tom conciliador, pedindo a união dos americanos e afirmando que há mais coisas que os unem do que os separam. Ela abordou os temores de seus partidários sobre possíveis retrocessos nos direitos e liberdades com a volta de Trump ao poder, prometendo resiliência e otimismo.
Vitória absoluta de Trump
Até o presente momento Trump confirmou 295 Colégios Eleitorais, enquanto Kamala Harris confirmou apenas 226, é necessário atingir 270 Colégios Eleitorais para se eleger presidente dos EUA. Segundo projeções da Associated Press, Harris deve conquistar não mais do que 226 delegados no Colégio Eleitoral, dando a Trump a expectativa de conquistar mais de 300 Colégios.
Na eleição de 2016, que consagrou Trump o 45º presidente dos EUA, ele venceu nos colégios eleitorais, mas acabou perdendo nos votos populares. Já desta vez, a vitória poderá ser absoluta, pois até o presente momento Trump recebeu 50.8% dos votos, enquanto Kamala Harris recebeu 47.7% dos votos, pavimentando sua volta a Casa Branco e dando legitimidade ao seu novo governo.
Mapa dos Colégios Eleitorais americanos de 07 de novembro de 2024. | Foto: Reprodução.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)