O JORNAL DA VERDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Autor
Anderson Silva
Autor
Anderson Silva

A Derrota Dos Democratas Foi Tão Expressiva Que Levou Kamala Harris A Ir Dormir Mais Cedo Na Noite Da Apuração Dos Votos

Ouvir este artigo

Kamala Harris reconheceu a derrota para Trump, prometeu colaborar na transição e pediu união. Trump garantiu 295 colégios eleitorais e 50,8% dos votos.

A derrota dos democratas nas eleições de 2024 foi tão expressiva que Kamala Harris foi dormir mais cedo na noite da apuração. Em um discurso emocionado na Howard University, reconheceu a vitória de Trump e prometeu colaborar na transição de poder. Harris agradeceu apoiadores e equipe, pediu união e resiliência, e destacou a importância de aceitar os resultados democráticos. Trump garantiu 295 colégios eleitorais contra 226 de Harris, obtendo 50,8% dos votos populares, marcando uma vitória absoluta.


 


Kamala Harris sobe sozinha ao palco na Haward University, em Whashington. | Foto: Divulgação.

 

Em um discurso emocionado na Howard University, em Washington, a candidata democrata Kamala Harris reconheceu sua derrota nas eleições presidenciais de 2024 para Donald Trump. Visivelmente abatida, Harris parabenizou Trump por sua vitória e comprometeu-se a colaborar na transferência pacífica de poder.

Ao falar para uma multidão de jovens, muitos deles emocionados, Harris enfatizou a importância de aceitar os resultados eleitorais, destacando que honrar a democracia é o que diferencia este sistema de uma monarquia ou tirania. “Devemos lealdade à constituição dos Estados Unidos e à nossa consciência”, declarou Harris.

 


Apoiadores de Kamala Harris choram durante discurso da vice-presidente em 6 de novembro de 2024, após derrota para Donald Trump. | Foto: Brendan Smialowski / AFP.

 

Kamala Harris foi dormir mais cedo

Em um memorando, enviado pela gerente de campanha de Harris, Jen O’Malley Dillon, no finzinho da noite de terça-feira (5), observou: “Embora continuemos a ver dados chegando dos estados do Sun Belt, sabíamos o tempo todo que nosso caminho mais claro para 270 votos eleitorais passa pelos estados do Blue Wall. E nos sentimos bem com o que estamos vendo. […] terminem o que temos pela frente esta noite, durmam um pouco e se preparem para fechar com força amanhã“, disse Dillon.

A campanha disse que Harris discursaria apenas na manhã de quarta-feira. Trump declarou vitória em seu próprio comício em West Palm Beach, pouco depois das 2h30, hora local, da quarta-feira (6). “Ainda temos votos para contar. Ainda temos estados que ainda não foram chamados. Continuaremos a lutar durante a noite para garantir que cada voto seja contado, que cada voz tenha falado”, disse Cedric Richmond, copresidente da campanha de Harris. “Então vocês não ouvirão da vice-presidente esta noite, mas ouvirão dela amanhã.” Richmond disse que Harris retornaria a Howard na quarta-feira “não apenas para falar com seus apoiadores, mas para falar com a nação”. A notícia do memorando chegou quando os apoiadores da festa eleitoral de Harris começaram a sair discretamente do pátio da Universidade Howard, pouco antes da meia-noite.

Kamala Harris, simplesmente abandonou a apuração dos votos, diante da eminente e provável derrota que já se anunciava. Os dados que chegavam eram absolutamente devastadores para os democratas – Harris foi dormir mais cedo!

Harris só voltou a público no meio da tarde de quarta-feira

Harris só apareceu em público somente no meio da tarde de quarta-feira (6), foram horas de silencio deixando seus apoiadores em desespero. O espirito de derrota era sentido no ar, e seus apoiadores choravam.

Durante seu discurso, Harris agradeceu ao marido, Douglas Emhoff, ao presidente Joe Biden, ao vice-candidato Tim Walz, à sua equipe de campanha e a todos os envolvidos na organização das eleições americanas. Ela também reconheceu a tristeza de seus apoiadores, mas motivo-os a continuar lutando pelo futuro do país.

Harris adotou um tom conciliador, pedindo a união dos americanos e afirmando que há mais coisas que os unem do que os separam. Ela abordou os temores de seus partidários sobre possíveis retrocessos nos direitos e liberdades com a volta de Trump ao poder, prometendo resiliência e otimismo.

Vitória absoluta de Trump

Até o presente momento Trump confirmou 295 Colégios Eleitorais, enquanto Kamala Harris confirmou apenas 226, é necessário atingir 270 Colégios Eleitorais para se eleger presidente dos EUA. Segundo projeções da Associated Press, Harris deve conquistar não mais do que 226 delegados no Colégio Eleitoral, dando a Trump a expectativa de conquistar mais de 300 Colégios.

Na eleição de 2016, que consagrou Trump o 45º presidente dos EUA, ele venceu nos colégios eleitorais, mas acabou perdendo nos votos populares. Já desta vez, a vitória poderá ser absoluta, pois até o presente momento Trump recebeu 50.8% dos votos, enquanto Kamala Harris recebeu 47.7% dos votos, pavimentando sua volta a Casa Branco e dando legitimidade ao seu novo governo.

 


Mapa dos Colégios Eleitorais americanos de 07 de novembro de 2024. | Foto: Reprodução.

Autor

Anderson Silva
Mais artigos do autor
Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para receber para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias
Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para receber para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Deixe seu comentário