O JORNAL DA VERDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Autor
Anderson Silva
Autor
Anderson Silva

Gelo Teria Causado Falha em Avião Antes de Queda que Matou 61 Pessoas em Vinhedo SP

Ouvir este artigo

Avião caiu em Vinhedo, SP; gelo pode ter causado falha, matando 61 pessoas. FAB e Cenipa investigam o acidente.

Um avião da VoePass caiu em Vinhedo, SP, matando 61 pessoas. A principal suspeita é uma falha no sistema anticongelamento, que pode ter causado o acúmulo de gelo nas asas, levando a perda de controle e queda. O acidente foi registrado em vídeo e será investigado pela FAB e Cenipa.


 

Galeria de fotos do acidente da aeronave PS-VPB de matrícula PTB 2283 da VoePass. | Foto: Reprodução Redes Sociais.

 

Um trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, no interior de São Paulo, resultou na morte de 61 pessoas na tarde desta sexta-feira (9). A queda do avião, identificada como PS-VPB de matrícula PTB 2283, a principal suspeita da tragédia é atribuída a uma falha no sistema anticongelamento da aeronave, que teria parado de funcionar momentos antes do acidente.

O avião, que partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teria acumulado gelo nas asas, o que pode ter feito com que a aeronave entrasse em uma condição conhecida como “parafuso chato” ou estol, girando descontroladamente até colidir com o solo. Segundo informações, o piloto havia solicitado permissão à torre de comando para reduzir a altitude devido aos altos níveis de gelo, mas a solicitação foi negada.

O especialista em aviação Roberto Peterka, ouvido pelo jornal Metrópoles, afirma que, se a aeronave estivesse em uma altitude mais elevada, o gelo poderia ter derretido, fazendo com que a aeronave retomasse as condições normais de voo.

 

Ele veio numa perda de controle em voo. A hipótese provável é justamente a formação de gelo. O gelo acaba se formando nas asas e altera o perfil aerodinâmico, e aí a aeronave perde a sustentação e vem para o chão. Provavelmente, se ele tivesse mais altura, o gelo poderia descongelar, e ele adquirir as condições de voo normal”, disse.

 

 

A queda foi registrada em vídeo por diferentes ângulos, mostrando o avião caindo verticalmente até atingir o quintal de uma casa em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo. A aeronave caiu cerca de 5 km em menos de dois minutos e, após a colisão, explodiu, provocando um incêndio.

 

 

Entre as vítimas, estavam 57 passageiros e quatro tripulantes, cujas identidades ainda não foram reveladas. Segundo o Governo de São Paulo, os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas, podendo também ser utilizados IMLs de outros municípios.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para investigar a queda da aeronave da Passaredo. Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) já estão a caminho do local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

A VoePass, empresa responsável pela aeronave, disponibilizou o telefone 0800 9419712 para prestar informações a passageiros, familiares e colaboradores, funcionando 24 horas por dia.

Autor

Anderson Silva
Mais artigos do autor
Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para receber para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias
Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para receber para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Deixe seu comentário