Avião caiu em Vinhedo, SP; gelo pode ter causado falha, matando 61 pessoas. FAB e Cenipa investigam o acidente.
Um avião da VoePass caiu em Vinhedo, SP, matando 61 pessoas. A principal suspeita é uma falha no sistema anticongelamento, que pode ter causado o acúmulo de gelo nas asas, levando a perda de controle e queda. O acidente foi registrado em vídeo e será investigado pela FAB e Cenipa.
Galeria de fotos do acidente da aeronave PS-VPB de matrícula PTB 2283 da VoePass. | Foto: Reprodução Redes Sociais.
Um trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, no interior de São Paulo, resultou na morte de 61 pessoas na tarde desta sexta-feira (9). A queda do avião, identificada como PS-VPB de matrícula PTB 2283, a principal suspeita da tragédia é atribuída a uma falha no sistema anticongelamento da aeronave, que teria parado de funcionar momentos antes do acidente.
O avião, que partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teria acumulado gelo nas asas, o que pode ter feito com que a aeronave entrasse em uma condição conhecida como “parafuso chato” ou estol, girando descontroladamente até colidir com o solo. Segundo informações, o piloto havia solicitado permissão à torre de comando para reduzir a altitude devido aos altos níveis de gelo, mas a solicitação foi negada.
O especialista em aviação Roberto Peterka, ouvido pelo jornal Metrópoles, afirma que, se a aeronave estivesse em uma altitude mais elevada, o gelo poderia ter derretido, fazendo com que a aeronave retomasse as condições normais de voo.
“Ele veio numa perda de controle em voo. A hipótese provável é justamente a formação de gelo. O gelo acaba se formando nas asas e altera o perfil aerodinâmico, e aí a aeronave perde a sustentação e vem para o chão. Provavelmente, se ele tivesse mais altura, o gelo poderia descongelar, e ele adquirir as condições de voo normal”, disse.
A queda foi registrada em vídeo por diferentes ângulos, mostrando o avião caindo verticalmente até atingir o quintal de uma casa em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo. A aeronave caiu cerca de 5 km em menos de dois minutos e, após a colisão, explodiu, provocando um incêndio.
Entre as vítimas, estavam 57 passageiros e quatro tripulantes, cujas identidades ainda não foram reveladas. Segundo o Governo de São Paulo, os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas, podendo também ser utilizados IMLs de outros municípios.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para investigar a queda da aeronave da Passaredo. Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) já estão a caminho do local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
A VoePass, empresa responsável pela aeronave, disponibilizou o telefone 0800 9419712 para prestar informações a passageiros, familiares e colaboradores, funcionando 24 horas por dia.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)