Em resposta ao debate, o jornalista e comentarista político Paulo Figueiredo publicou um artigo no X, onde expôs suas observações e análises sobre o evento. Segue abaixo a íntegra do texto publicado por Paulo Figueiredo.
DEBATE AMERICANO: Trump vs. Biden | cobertura + tradução simultânea https://t.co/YjK5Y8OP8d
— Epoch Times Brasil (@epochtimesbr) June 27, 2024
DEBATE AMERICANO: Trump vs. Biden | cobertura + tradução simultânea
Por Paulo Figueiredo
Integra do artigo publicado no X, pelo jornalista e comentarista político Paulo Figueiredo.
O Colapso de Biden Expõe a Farsa do Jornalismo Profissional
Até ontem, qualquer menção à incapacidade mental de Biden era rotulada como fake news da extrema-direita. No Brasil, o STF certamente criminalizaria tal afirmação como um “ataque às instituições democráticas”.
Às 9pm ET desta quinta-feira, o mundo viu Joe Biden sem o filtro que a velha mídia (“jornalismo profissional“) aplicou por 4 anos e ficou boquiaberto. Essa turma mentiu descaradamente para você todo esse tempo.
Mas, sabendo da real situação, por que raios colocaram Biden neste debate? E como, do nada, todos os jornais falam abertamente sobre o que até ontem era motivo de chacota? Ora, Biden não ficou senil da noite pro dia. Os jornalistas não “descobriram” seu estado mental ontem. Eles têm acesso privilegiado ao presidente e sua equipe desde sempre.
A minha hipótese é a de que o velho caiu numa arapuca por dois motivos. Primeiro, graças ao jornalismo independente e à internet, dois em cada três americanos já suspeitavam que o presidente estivesse mentalmente incapaz. Se vivêssemos na era pré-internet, como Alexandre de Moraes sonha, a população estaria às cegas.
Segundo, porque diante desses números alarmantes, a mídia e os radicais do partido democrata balançaram de medo, mas também farejaram a chance de substituir o dinossauro por alguém mais jovem e ainda mais extremista. Por isso até as pesquisas mais tendenciosas pró-esquerda mostram Trump na frente. Por isso um debate tão cedo. Por isso que os moderadores da CNN não resgataram Joe como todos esperavam.
Biden, num delírio de autoconfiança, achou que reverteria as impressões sobre ele num embate ao vivo com Trump, como em 2020. Como é comum em pessoas nessa situação, ele não percebe que está senil. Mas desta vez, o tiro saiu pela culatra de forma espetacular – exatamente como queria a esquerda radical entrincheirada nas redações.
Eu não sei se Biden ainda será ou não o candidato democrata. O que eu sei e digo há tempos é que o jornalismo profissional está morto e enterrado. Virou uma máquina de propaganda ideológica esquerdista. E agora que você sabe que mentiram descaradamente sobre a saúde do “líder do mundo livre“, pergunta-se: que outras mentiras estão te enfiando goela abaixo?
É justamente por isso que a liberdade de expressão e o jornalismo independente – com todos os seus defeitos – são cruciais. No final das contas, cabe a você, caro leitor, a responsabilidade de conduzir a sua própria jornada em busca da realidade.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir